História - Creche

Creche Bom Samaritano

O Centro Social da Divina Providência, atento à evolução social, verificando que por vários motivos inerentes à sociedade atual, a família já não consegue realizar sozinha a tarefa de educação das suas crianças, (como tradicionalmente acontecia) e recordando o espírito das origens da Congregação Franciscana da Divina Providência, que desde a sua génese começou por acolher crianças pobres, o Centro, prossegue a sua atividade com a abertura da resposta social creche.

Após aferir as necessidades locais, a começar pelos colaboradores da Instituição, em meados de 2006, adequou-se o 2º piso de um novo edifício, para a abertura da creche, terminando a construção no final do ano 2008. Atualmente, é neste edifício que funciona a nova Resposta Social de Creche, que se designa por: “Creche Bom Samaritano”. Entendemos esta, como uma instituição educacional em que a criança tem direito à brincadeira individual, ao afeto seguro e desafiante, à higiene, à saúde e à alimentação saudável, ao desenvolvimento das suas capacidades físicas, cognitivas, emocionais e sociais, à convivência com outras crianças, à expressão de sentimentos e ao desenvolvimento da sua identidade cultural e social.

A Creche Bom Samaritano, principiou a sua atividade no dia 15 de Setembro de 2009, a pedido dos pais, pois a sua inauguração oficial deu-se no dia 26 de Setembro de 2009. Esta resposta social tem, capacidade para 39 crianças, distribuídas por três salas, sendo: 9 na sala do berçário, 12 na sala de 1 a 2 anos e 18 na sala de 2 a 3 anos. Até 2020, a creche tinha um acordo de cooperação com o Centro Distrital de Segurança Social de Santarém que abrangia apenas 22 crianças, mas atualmente o acordo foi alargado para 32 crianças.